Hemoraima: Mais de 13 mil doações de sangue foram realizadas no Estado em 2022
O feito coloca o Hemoraima em posição de destaque entre os hemocentros espalhados pelo país.
Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que Roraima foi um dos Estados brasileiros que mais receberam doações de sangue ao longo do ano de 2022. A informação foi revelada nesta quinta-feira, 22.
Conforme o órgão ministerial, foram contabilizadas 13.830 doações de sangue. O feito coloca o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) em posição de destaque entre os hemocentros espalhados pelo país.
Ainda segundo o MS, aproximadamente 1,4% da população do país realiza doação de sangue, o que representa 14 voluntários para cada mil habitantes, e um total de 3.159.774 doações de sangue por ano.
“Nós comemoramos esse número, principalmente levando em consideração que depois de um surto pandêmico, o Estado realizou um planejamento para retomar a regularidade das doações de sangue. A nossa expectativa para este ano é aumentar ainda mais esses números”, destacou a diretora-geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo.
Parcerias
Para chegar a esse resultado, a equipe do Hemoraima realiza um trabalho conjunto para garantir a regularidade do estoque, principalmente no inverno, época que costuma impactar na presença de doadores voluntários.
Na manhã desta sexta-feira, 23, por exemplo, a unidade recebeu o apoio de militares da 1ª Bda Inf Sl (1ª Brigada de Infantaria de Selva) e da primeira turma de alunos da GCM (Guarda Civil Municipal) de Pacaraima.
“É muito importante para o Hemoraima a realização dessas campanhas, tendo em vista que isso ajuda a aumentar o nosso estoque. Estão acontecendo muitas cirurgias eletivas no HGR e essas parcerias estão nos ajudando bastante”, enfatizou a assistente social voluntária da unidade, Terezinha Khan.
Representando o 1º Pelotão de Comunicação de Selva, o 3º Sargento Caíque dos Santos, de 24 anos, ressaltou a importância de outros colegas no apoio das ações de doações de sangue.
“Nossa motivação é poder ajudar o próximo e temos essa consciência de que por mais estivermos bem, sempre tem pessoas que precisam da doação de sangue”, pontuou.
Além das Forças de Segurança, o Hemoraima também recebeu a visita de servidores do TCE-RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima), por meio da campanha “Não é à toa que São João rima com Doação!”.
A conselheira Simone Souza salientou que os estagiários e trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços para instituição também demonstraram interesse em ajudar na ação.
“Aderir a iniciativas como essa, chamando servidores, colaboradores e os nossos conselheiros, fazendo este ato de amor ao próximo. Fico muito feliz em contribuir com a doação e acredito que o mais importante é fazer a nossa parte, e incentivar a população a participar”, afirmou Simone.
Faça parte
As instituições interessadas em se tornar parceiras do Hemoraima devem procurar o setor de captação da unidade, que fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.
Suyanne Sá